sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Doença reumatológica

Doença reumatológica

Doença reumatológica incapacita para o trabalho.
Quarta causa de aposentadoria por invalidez no País, a osteoartrose afeta de 40% a 60% da população acima de 40 anos.
Amais importante e freqüente doença reumatológica que atinge homens e mulheres a partir dos 40 anos é a osteoartrose. Além de tomar o doente incapacitado para o trabalho, devido às dores e ao incômodo que provoca, a doença causa altos custos sociais e econômicos. É a quarta causa de aposentadoria por invalidez no País.
Caracterizada pela degradação da cartila-gem existente entre os ossos e provocando a diminuição do espaço
articular (existente entre as estruturas ósseas e a cartilagem) a osteoartrose aparece principalmente nas articulações que suportam maiores cargas: joelhos, quadris, vértebras da coluna além dos dedos das mãos e dos pés, ombros, tornozelos e outras.
Os sintomas têm intensidade e duração variável como dores articulares (parecidas à "sensação de peso", "queimação", "ferroadas" ou "agulha-mentos"), rigidez articular nos primeiros movimentos da manhã ou ao iniciar uma caminhada, sensação de dormência (formigamento) confun-dindo-se, às vezes, com alterações circulatórias nos membros superiores ou inferiores. Estudos da Organização Mundial da Saúde indicam que no Brasil a osteoartrose atinge entre 40% e 60% da população adulta acima de 40 anos, podendo alcançar até 90% dos idosos. Estima-se que de 30 a 40% das consultas realizadas em ambulatórios especializados tenham relação com a doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário